quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Caixa


Uma caixa verde, quadrada, florida e pesada. Pesada porque carrega inúmeras cartas, bilhetes e objetos do passado. Mais do que uma simples caixa: um túnel do tempo.

Ontem fui reorganizar a minha caixa, que estava uma bagunça. Pra isso, tive que mexer no conteúdo. Foi aí que a brincadeira começou.

Logo de cara vi uma pulseirinha laranja, toda arrebentada. "Ei, você ainda existe?". É, parece que sim. A pulseirinha que usei há mais de quatro anos, nos meus primeiros jogos universitários, ainda estava lá. Numa fração de segundos, voltei àquela viagem maluca que fiz quando entrei na faculdade. Lembrei das pessoas que conheci e com as quais me identifiquei, mas que o tempo tratou de afastar. Lembrei da cidadezinha mineira, das torcidas que ocuparam o ginásio e do barulho da bateria. A nostalgia me pegou de jeito.

Mesmo com o pensamento longe, outra coisa me chamou a atenção: um coração de papel rosa dobrado ao meio. Tudo indica que é um Correio Elegante. Curiosa e desmemoriada, fui ver o que era (exatamente). Dentro do coração, um bilhete: A noite chega / Eu fecho os olhos / É você que eu vejo / Como eu queria estar contigo / Eu paro e faço um desejo. O complemento: "logo te conto... juro". Não sei por que, mas meu admirador secreto não se identificou até hoje.

Depois disso, a "viagem" continuou. Ainda vi um crucifixo que ganhei durante o catecismo, os óculos que vovó usava e uma toalha de mesa do New Dog que marca o dia em que meus amigos e eu nos encontramos pra jogar conversa fora: 16/05/08.

É, lembranças mexem comigo. Por menores que sejam, nos levam a lugares e pessoas que um dia fizeram parte da nossa vida, e nos mostram que o tempo passa cada vez mais depressa. E pra ter certeza de que soubemos aproveitá-lo, por que não guardar o bilhetinho trocado na sala de aula, a declaração de amor do garoto da escola e a mais linda concha encontrada na praia?

Não posso voltar no tempo, mas posso chegar perto disso. Basta abrir uma caixa.

Foto: a caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário