quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dear Snow White



Fernanda Saldanha. A aluna da Sétima B que se sentava atrás de mim. A garota de pele branquinha e cabelos escuros que me lembrava a Branca de Neve. Tudo bem que a princesa da Disney nunca teve fios brancos, mas o corte... ah, esse era igual!

Num dia normal de aula, me virei para trás e perguntei o apelido dela. Claro, não poderia chamar minha futura melhor amiga pelo nome. Depois de algumas ideias, decidimos que eu a chamaria de Nanda. Só não tinha ideia de que ouviria tal apelido com tanta frequência, e pelos dez anos seguintes!

Em uma década, ela se tornou a amiga-irmã que faltava na minha vida. Veio num pacotinho com outras três e despertou meu lado afetivo com enorme facilidade.

Tudo começou com a primeira visita que ela fez à minha casa. Nesse dia, gravamos um clipe tosco para a aula de inglês e nos divertimos como velhas amigas. Depois disso, nos aproximamos tão naturalmente que eu nem sei como explicar. Não houve esforço de nenhuma das partes para fortalecer essa amizade. O sentimento foi crescendo sozinho, aos poucos, da maneira mais orgânica, pura e saudável.

De repente, ela estava se arrumando no meu quarto, descobrindo as primeiras maquiagens e contando daquele garoto que achou uma gracinha. Enquanto isso, eu vibrava com os efeitos da recém-chegada chapinha e discutia a beleza do bofe. Ele não era tão interessante quanto o meu. Com o passar do tempo, nossos assuntos mudaram da água para o vinho, assim como o nosso guarda-roupa.

Foi aí que eu percebi: a Branca de Neve também havia mudado. A pele continuava clara, mas os cabelos estavam mais compridos. E os fiozinhos brancos, onde é que foram parar?

É, a Fernandinha cresceu, e eu também. Ela foi ganhar dinheiro, eu fui escrever. Ela foi farrear, eu fui namorar. Ela foi ao Villa Mix, eu fui ao cinema.

Cá entre nós: essa amizade seria um porre se nós fôssemos iguais. Afinal de contas, adoro saber que tenho uma amiga bem-sucedida em quem me espelhar, ouvir suas histórias malucas de um sábado à noite, mesmo que eu não faça mais parte de algumas delas, e até mesmo ir ao Villa Mix na sua companhia.

Ei, amiga: obrigada pelas risadas, conselhos e lembrancinhas de aniversário. Obrigada pelo abraço apertado que me deu no dia em que papai foi embora. Obrigada por largar a balada para se encontrar comigo, e pelo presente de Natal do meu sobrinho. Obrigada por dançar Britney ao meu lado e por passar na minha casa em plena quarta-feira.

Por ironia do destino, sonhei com você hoje. Nós ríamos sem parar.

Um beijo para a querida Branca de Neve, que me deu uma amizade digna de conto de fadas.

2 comentários:

  1. Parabéns, continue assim, escreve cada dia melhor :]

    ResponderExcluir
  2. Lindas!! Muito bonito o texto... Isso aí, temos que manter as verdadeiras amizades, aquelas que nos fazem bem, fortes e pra vida inteira!!

    ResponderExcluir