domingo, 26 de janeiro de 2014

Smile



As pessoas têm que ser inteiras, não pela metade. Foi o que disse a professora Rita, de Ensino Religioso, quando me chamou para conversar ao final da aula.

Desde então, passei a refletir no que ela me dissera, mas não fiz nada para mudar minha condição de "meia" Renata. Na verdade, acho que o ser humano passa a vida toda em busca da integridade, sempre com a certeza de que lhe falta algo para ser completo.

Tudo bem, existem certas pessoas que, aparentemente, são perfeitas aos trinta e poucos anos e não precisam de mais nada. A Izabel Goulart, por exemplo. Linda, magra, rica, bem-sucedida, respeitada, popular, conhecedora dos seis continentes e dona de um armário impecável.

Mas eu não a conheço de verdade. Talvez ela chore de saudades da família em um quarto de hotel. Talvez ela sofra ao deixar sua casinha do interior para encarar os holofotes da China. Talvez ela odeie viajar de avião, mesmo que o faça dez vezes por semana. Talvez ela não consiga arrumar um namorado porque nunca está no mesmo lugar.

Medos e inseguranças existem para todos, por isso a dificuldade de encontrar a nossa outra metade. Mas acho que a graça da vida está justamente nessa descoberta: o que te faz feliz, completo e realizado? Se responder fosse fácil, eu não frequentaria sessões de terapia.

Me lembro de quando ganhei uma rosa vermelha e ouvi o porquê da cor: "você é uma pessoa muito intensa". Até hoje não entendi se isso foi uma crítica ou elogio. De qualquer forma, a flor era linda.

E em busca desses 100%, nós damos o nosso melhor. Eu não tenho o emprego dos sonhos, mas consegui um freela bacana para o próximo mês. A Izabel G. pouco vê a avó, mas pôde visitá-la no último Natal. Tem dias em que nem isso acontece. O freela termina e eu me desespero. O Natal finalmente chega e a modelo não participa da ceia.

De um jeito ou de outro, tentamos afastar a dor para bem longe e nos convencer de que a vida é muito melhor do que parece ser. Afinal de contas, Djavan já dizia: "Sorri / Vai mentindo a tua dor / E ao notar que tu sorris / Todo mundo ira supor / Que és feliz"

Smile.

Foto: Izabel Goulart com sua avó, D. Rosa, no Natal de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário