quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Achados e Perdidos



Em meio à multidão que vai e vem no metrô de São Paulo, vejo pessoas de todos os tipos. Me identifico com umas, me espanto com outras, mas me interesso por todas. O desconhecido tem um incrível poder de sedução, capaz de nos levar à uma viagem interna que só termina quando o passageiro se retira do vagão e some para sempre.
Qual será a música que aquele garoto ouve com tanta agitação? E essa menina que estuda Biologia numa folha de caderno? Será que ela tem prova na faculdade? Está prestando vestibular? Cursinho, talvez? E o que há na sacola do Albert Einstein que aquela senhora carrega? Exames de rotina? Não, a coisa pode ser grave... ela estaria doente?
Não sei, não sei e não sei. Posso criar inúmeras identidades em poucos minutos e acreditar naquelas que mais me convencem. Gosto de enxergar as pessoas à minha maneira e tirar falsas conclusões como se fossem verdadeiras. Afinal, quando vou encontrá-las de novo? Pode ser que nossos caminhos se cruzem num futuro próximo e a gente se conheça de verdade, mas aí não tem mais graça. É como eu disse: o desconhecido me atrai.
Prefiro não saber a razão pela qual a garota discute com alguém por whatsapp, ou por que aquela mulher tanto chora por trás dos óculos escuros. Gosto de observar o rapaz negro que lê a bíblia, mesmo não fazendo ideia de onde vem sua fé. Torço pelo cara que segura sua Carteira de Trabalho, pela mãe que carrega o filho nos braços, e pelo gringo perdido na Sé.
"O sofrimento precede a libertação", "não desanime". Foram essas as frases que li naquela bíblia. Ei, negão, eu não te conheço, mas obrigada por sentar ao meu lado.
A vida não tá fácil pra ninguém. Mas nos momentos de desespero, basta lembrar de uma frase dita por um passageiro que tive o prazer de "conhecer" na tarde de hoje: "é só pensar positivo que dá certo". E a vida segue até a próxima estação.

Foto: Mãe e filha no metrô paulistano.

Um comentário:

  1. Muito legal Re.....como voce alinhavou todas suas observações....impecável!!
    tem futuro esta menina!!! rssr Beijo querida.....continue...vou seguir seu blog ok???
    Beijo

    ResponderExcluir